segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Aula Prática para o Sistema Urinário

PASSO A PASSO DA AULA PRÁTICA:



Primeiramente professor, você deve preparar o material da sua aula em casa... vá até um açougue e compre rins de porco. Quantos? Você deve perguntar.

Bem, vamos pensar: você usará meio rim para cada grupo de cinco alunos, logo se sua turma tem 30 alunos, você usará 6 metades, ou seja, 3 rins.

Não se preocupe com o preço, definitivamente é bem barato e exatamente por esse motivo não compre apenas 3, pois ao cortá-los ao meio você poderá estragar algum, então compre 4 ou 5.

Se você têm duas turmas você pode reutilizar os rins usados com a outra turma mesmo que a aula não seja no mesmo dia. Basta transportá-los em uma bolsa térmica e congelá-los ao chegar em casa.

Os rins devem permancer congelados até um dia antes da prática. O ideal é retirá-los do congelador pela manhã e deixar que descongelem ao longo do dia naturalmente ou durante a noite se sua aula for a tarde.

Depois de descongelá-los, corte-os ao meio de modo que eles fiquem assim:



Com esse corte você poderá orientár os alunos para observação dos cálices renais, artéria renal, pirâmide de Malpighi, córtex renal, pelve renal (baciente) e o que mais desejar.

Tudo pronto? Cortadinho e lavado?

Se falta um tempinho para aula coloque-os em um saquinho e deixe-os na GELADEIRA, eu disse geladeira e não congelador!

Na hora de transportar coloque-os em uma bolsa térmica com saquinho e tudo.

Hora de sair? Ainda não!

Você deve ter um recipiente ou substrato para colocá-los sobre a bancada do laboratório e algumas sugestões são: Pratos descartáveis pequenos, bandejas de plástico ou até mesmo uma folha de papel alumínio. Lembre-se ainda de ter um recipiente para água que você possa utilizar para molhar os rins durante a aula, para que eles não fiquem ressecados, um pissete é o ideal, mas pode utilizar outras coisas que sua criatividade julgar eficiente!

Ao chegar no laboratório, você deve organiá-los para receber seus alunos: Agrupe os bancos para grupos de cinco pessoas e coloque uma bandeja por grupo, assim eles se organizarão mais rápido ao entrarem.

Um desenho no quadro é muito importante para ajudar na compreensão: Faça um desenho simples do rim e puxe setas e identifique com o nome as estruturas que serão obeservadas durante a aula. O desenho também ajuda se você for pedir para eles desenharem no caderno, o que estão vendo no rim sobre a mesa, mas nesse caso, você deve ressaltar que o desenho no quadro serve apenas de exemplo e não deve ser copiado, o que deve ser desenhado é o rim de porco sobre a mesa.


Bem, acho que é isso... desejo uma boa aula para você e para os seus alunos, fico contente se pude ajudar em algo e só peço que me mande um e-mail caso faça essa aula, apenas me contando de que cidade você é.

Bio beijos e em caso de dúvidas, estarei por aqui!

Um comentário:

  1. Olá! Parabéns pelo blog. E as informações são de grande valia.
    Abraço

    Zulma Elizabete
    http://betefreitasm.blogspot.com

    ResponderExcluir